sábado, 20 de novembro de 2010

Diálogo e Ação - 21 de novembro - Lição 8 (Temas para discussão em classe)

ÉFESO - ASPECTO GEOGRÁFICO
Durante o primeiro século da era cristã, Éfeso era a capital da província romana da Asia Menor.
Esse território equivale hoje a Turquia.

A Turquia é uma economia em expansão, sendo considerado um pais emergente e islâmico. Por causa do sua importância estratégica e relevância em termos diplomáticos, os EUA a incluíram na OTAN.


A Turquia pretende integrar a União Européia, mas enfrenta resistências por causa de suas características
culturais distintas dos europeus. A Turquia está localizada em uma zona de instabilidade geológica, resultando terremotos.
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para saber mais:

Abril coleções
Ciências humanas - Geografia 2. SP: Abril, 2010, p.52-61





ÉFESO - ASPECTO RELIGIOSO

A principal divindade era Diana, que os gregos identificavam com a deusa Artemis, irmã gêmea  de Apolo, filha favorita de Zeus, ou Júpiter.
A Ártemis da Ásia, a Diana dos efésios, era a união da Ártemis grega com a sensual deusa semítica, Astarte.
A sua imagem, segundo a crença do povo, havia caído do céu, originária de um meteoro (At 19.35). Antigas
autoridades, porém, afirmam que era de madeira, sem dizerem, com certeza, de que qualidade.

Conhece-se a sua forma pelas moedas antigas que trazem o seu cunho, como sendo a figura rude de uma mulher, cingida por uma coroa e revestida de muitos seios, cujos braços estendidos eram sustentados por dois bastões. Começou a ser adorada em um altar perto do mar, na embocadura do Caíster, que mais tarde se converteu em um famoso templo.

Essa deusa do Império Romano representava a lua, os campos e os bosques, manifestação de todas as formas de vida e atividade que se julgava serem influenciadas pela lua. Simbolizava a castidade e a pureza virginal, representada por uma jovem alta e bela com um carcaz ao ombro e um arco na mão direita, em atitude de caçar veados. 


Em 356 a.C., o templo da grande Diana previamente existente foi destruído por um incêndio ateado por
Heróstrato, mas dentre em pouco reconstruído. O novo templo foi contado entre as sete maravilhas do mundo pela sua magnificência e grandeza.Os godos o destruíram no ano 260 d.C.
Hoje, o lugar onde existia o grande templo de Diana é um brejão.

PERSONALIDADES CITADAS NO NOVO TESTAMENTO LIGADAS A IGREJA DE ÉFESO

AQUILA E PRISCILA
Áqüila e Priscila foram companheiros de Paulo na sua viagem de Corinto para Éfeso, quando se dirigia para a
Síria (At 18.18,19). Na primeira epístola aos Corintios, aparecem os nomes de Priscila e Áqüila, juntamente com o de Paulo, enviando saudações à Igreja de Corinto, vindas da Ásia, com certeza, de Éfeso (1Co
16.19). Em Éfeso encontraram-se com Apolo, a quem instruíram mais particularmente nos caminhos
do Senhor (At 18.26).

DEMÉTRIO = Que pertence a Demeter ou Ceres, deusa da agricultura e da vida rural.

Quando fez a terceira jornada missionária, Paulo trabalhou em Éfeso pelo menos dois anos e três meses, saindo dela por ocasião do tumulto levantado por Demétrio, um ourives fabricante de estatuetas de Diana.
Ao ver-se prejudicado na sua indústria de ourives pela pregação de  Paulo, e temendo que o ofício viesse a perecer por causa das doutrinas do cristianismo, Demétrio moveu perseguição pública contra Paulo.
A multidão amotinada gritou pelo espaço de duas horas "Viva a grande Diana dos Efésios" (At 19.24-41 -
comparar com 1Co 15.32; 16.8; 2Tm 1.18).

TIMÓTEO
Na primeira epístola a Timóteo, vê-se a igreja de Éfeso a seu cargo; missão difícil, plena de responsabilidades, principalmente para um jovem ministro do Evangelho (1Tm 4.12). Tinha de dar combate a
falsos doutores, de nomear oficiais e de corrigir os abusos introduzidos na vida da igreja. Parece que ele foi
como delegado apostólico, e por isso não é de admirar que Paulo lhe escrevesse tratando especialmente deste assunto.
 
A CIDADE NA ERA CRISTÃ
No ano 29 da era cristã, Éfeso foi muito danificada por um terremoto e reconstruída por Tibério, imperador romano. Residiam nela muitos judeus e cidadãos romanos que mantinham uma sinagoga (citação de Josefo em Antiguidades judaicas 14:10, 11,13; At 18:19; 19:17).

TÍQUICO = Fortuito.
Nome de um cristão da província da Ásia.Portador da carta escrita por Paulo a igreja de Éfeso (Ef 1.1; 6.21; 2Tm 4.12).

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Referência bibliográfica

DAVIS, John D. dicionário Bíblico, SP/RJ: Hagnos/JUERP.

COMENTANDO O TEXTO (EBD 8)

O autor faz alusão do capítulo 6 de Efésios, sobre a armadura dos soldados romanos, que Paulo usa no sentido metafórico: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo" (Ef 6.11).

São armas cristãs, segundo a lição:

1. a graça salvadora
2. a oração
3. a unidade espiritual da fé
4. a santidade de vida

Ressaltam, respectivamente:

1. a liberdade (do poder do pecado, da morte e do mal)
2. o diálogo ininterrupto e íntimo com o Criador
3. a igualdade e a fraternidade na convivência
4. a pureza e a veracidade de motivos e intenções

Uma nota política: uma observação atenta nos fará perceber que os ideais 1 e 3 estão presentes no movimento revolucionário conhecido como Revolução Francesa (1789). Mas, sem os ideais 2 e 4, liberdade, igualdade e fraternidade não serão efetivadas completamente. A difícil jornada da civilização contemporânea está aí para provar este fato. A humanidade carece de Deus e de sua santidade. Paulo explica essa triste condição em Efesios 2.12: "estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo"
Como poderão encontrar essa paz e progresso social sem que Deus lhes indique o caminho? Eis a urgência de pregarmos o evangelho da salvação, o DNA da vida de Deus.
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NOVA POSTAGEM NO SABADO, DIA 27